Movimento Negro Unificado42 anos de luta contra o racismo

MNU > Racismo no mundo > Representantes do movimento negro se reúnem contra o racismo em Brasília
27 de outubro de 2017

Representantes do movimento negro se reúnem contra o racismo em Brasília

Congresso do Movimento Negro Unificado debate o racismo e os altos índices de assassinato de jovens pretos e pardos no Centro de Convenções

Cerca de 200 ativistas de 12 estados estão em Brasília nesta semana para o Congresso do Movimento Negro Unificado (MNU). O evento discute, especialmente, a violência que atinge a população negra no Brasil. De acordo com o Atlas da Violência divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) neste ano, 71% das pessoas assassinadas têm a pele preta ou parda. A abertura ocorre às 19h30 desta sexta-feira (27/10), e a entrada é livre.
“Queremos ter um grande encontro nacional de jovens negros para discutir a violência que vem matando a juventude”, disse o coordenador-geral do MNU, Ivonei Pires. No ano passado, o Correio Braziliense publicou uma série de reportagens sobre a mortalidade de negros no Distrito Federal. Um dado da Companhia de Planejamento (Codeplan) mostrou que a maior parte das mortes de negros e jovens nas cidades do DF aconteceu por arma de fogo. Outro dado da pasta revelou que jovens de 21 anos pretos e pardos tinham 147% mais chances de morrerem assassinados.

Além desse tema, outros debates abordarão as causas LGBT, feminista, religiosa e sindicalista, em plenárias fechadas aos delegados inscritos. Uma nova coordenação-geral do movimento será eleita no encerramento do evento, marcado para a manhã do domingo (29/10).

Desemprego

O congresso debate, também, o abismo dos números de desemprego entre as populações branca e negra no Brasil. Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua revelaram que, no último trimestre de 2016, a taxa de pessoas sem ocupação que se declararam de cor preta atingiu 14,4%. Entre brancos, o índice ficou em 9%.


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function get_field() in /home/mnuorg/public_html/wp-content/themes/flawless-child/single/content-full.php:55 Stack trace: #0 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/template.php(772): require() #1 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/template.php(716): load_template('/home/mnuorg/pu...', false, Array) #2 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/general-template.php(204): locate_template(Array, true, false, Array) #3 /home/mnuorg/public_html/wp-content/themes/flawless/single/content.php(10): get_template_part('single/content-...') #4 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/template.php(772): require('/home/mnuorg/pu...') #5 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/template.php(716): load_template('/home/mnuorg/pu...', false, Array) #6 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/general-template.php(204): locate_template(Array, true, false, Array) #7 /home/mnuorg/public_html/wp-content/themes/flawless-child/single.php(29): get_template_part('single/content') #8 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/ in /home/mnuorg/public_html/wp-content/themes/flawless-child/single/content-full.php on line 55
Erro › WordPress