Movimento Negro Unificado40 anos de luta por justiça para o povo negro!

MNU > Destaques > Destaque 1 > Caminhada: MNU 40 anos de luta conta o racismo”. São Paulo, 7 de julho
6 de julho de 2018

Caminhada: MNU 40 anos de luta conta o racismo”. São Paulo, 7 de julho

 

Em comemoração a sua fundação,  o Movimento Negro Unificaado (MNU)  Convida a todos  para  participarem  da  “Caminhada: MNU 40 anos contra o racismo” que será realizada em São Paulo, neste sábado, 7 de julho de 2018. Concentração às 16h30, na Rua da Consolação X Rua Visconde de Ouro, depois saída  rumo à Praça Ramos de Azevedo, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo.

 

Em comemoração aos 40 de fundação, o Movimento Negro Unificado (MNU) realiza neste 7 de julho de 2018,  data do lançamento público da entidade, em 1978,  no “Ato Público Contra a Violência, Discriminação e o Racismo”, em São Paulo, nas escadarias do Teatro Municipal.

A entidade foi fundada no dia 18 de junho de 1978 quando o Brasil vivia sob o regime militar, e nessa data foi marcado o ato de lançamento público para 7 de julho.

Neste sábado, o MNU fará o mesmo percurso de 1978 quando militantes marcharam  contra a violência racial do cruzamento da avenida Consolação com a  rua Visconde de Ouro Preto  rumo  à Praça Ramos de Azevedo, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo.

Os fundadores do MNU, Milton Barbosa  e José Adão de Oliveira,  vão liderar, mais uma vez,  os passos de uma militância de  todo o Brasil, de  parceiros  e apoiadores da luta antirracismo,  na “Caminhada MNU: 40 anos contra o racismo”.

No “Ato Público Contra a Violência, Discriminação e o Racismo” de 7 de julho de 1978 foi lida a Carta de manifesto do MNU denunciando o racismo e  afirmando  a necessidade  do negro reagir à violência racial. “O MNU foi um dos primeiros grupos a denunciar, de forma sistemática, o racismo e a violência policial, assim como falar da história do povo africano, do negro no Brasil e da questão as empregadas domésticas. Há pontos fundamentais que o MNU colocou e que motiva a luta cotidianamente”, explica Milton Barbosa, presidente de Honra do MNU. “Hoje, o Movimento Negro Unificado celebra seus 40 anos de luta  por justiça para o povo o negro e reafirma em suas ações seu princípio de defesa inegociável por uma sociedade sem racismo,  define  Iêda Leal, Coordenadora Nacional do MNU.

 

Serviço 

Atividade: Caminhada MNU: 40 anos contra o racismo”.

Data: 7 de julho de 2018 ( sábado) 

Horário:  Concentração a partir de 16h30 –  na Rua da Consolação X Rua Visconde de Ouro, São Paulo.

saída para Praça Ramos de Azevedo, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo. 

 

 

 

Deixe um Comentário