Nota do MNU de repúdio contra chacina de cinco jovens em Maricá – Rio de Janeiro
“Eles estão sendo executados. Morrem por serem negros e pobres”.
O Movimento Negro Unificado (MNU), a Central de Movimentos Populares (CMP), Artgay RJ e o Grupo Humanos LGBT Maricá repudiam o assassinato dos jovens de Itaipuaçu Maricá. Vivemos no Brasil um holocausto terrorista contra juventude negra e pobres. Eles estão sendo executados. Morrem por serem negros e pobres nas periferias, favelas e ocupações.
No domingo dia 25 de Março, um grupo de criminosos abordou e assassinou cinco jovens no Condomínio Carlos Marighela do MInha Casa Minha Vida, em Itaipuaçu, Maricá, RJ. Crime hediondo e covarde contra jovens que apenas conversavam na área de convivência social no condomínio. Alguns participavam de projeto sociais culturais no condomínio, como dança passinho, batalhas de rimas e Hip Hop. Os cinco foram vítimas do horror que grupos de extermínio promovem pelo país, ameaçando perseguindo e executando os jovens. Essas bestas usam o discurso de ódio racista terrorista nas comunidades, esses covardes acabaram com sonhos desses meninos, dilacerando o coração de suas mães, destruindo as famílias.
Paz e nossa Solidariedade aos familiares e amigos de Patrick da Silva Diniz, Matheus Baraúna (16 anos), Marco Jhonata (17 anos), Matheus Bittencourt (18 anos) e Sávio de Oliveira (20 anos).
Nossas homenagens a todos, lutemos contra ódio, o racismo e fascismo repudiando esse crime que, como o assassinato de Marielle Franco, está inserido na Intervenção Militar e repressão que ampliam o massacre contra a juventude negra e pobre, no cerco às favelas e comunidades por parte de grupos armados que agem com a conivência do Estado.
A Luta Negra, Popular, das Mulheres, LGBT se une na dor dessa terrível perda. Em memória dos Cinco Jovens de Itaipuaçu exigimos justiça , apuração e punição dos assassinos ! Denunciemos esse crime Bárbaro!
Não a Intervenção Militar no Rio de Janeiro !
Fora Temer !
Fora Pezão !
Desmilitarização das Polícias já !
Basta de Assassinar nossos Jovens Negros!
Fora Racistas !
Reaja à Violência Racista e Policial !
Movimento Negro Unificado – MNU Maricá
Central de Movimentos Populares CMP Maricá
Grupo Humanos LGBT Maricá