No Dia do Trabalhador, o Movimento Negro Unificado ( MNU ) reafirma o seu compromisso de 40 anos de luta pelos direitos do povo negro. “Inspirado na luta de Zumbi, Dandara e na força e resistência dos primeiros trabalhadores e trabalhadoras do Brasil que foram escravizados por mais de 380 anos, o MNU reafirma nesse 1º de MAIO o compromisso com o combate ao racismo, contra opressão de toda natureza e pela democracia”.
1º DE MAIO
MNU reafirma o compromisso com a luta pelos direitos da classe trabalhadora e pela retomada da democracia
O Movimento Negro Unificado ( MNU ), inspirado na luta de Zumbi, Dandara e na força e resistência dos primeiros trabalhadores e trabalhadoras do Brasil que foram escravizados por mais de 380 anos, reafirma nesse 1º de MAIO nosso compromisso com o combate ao racismo, contra opressão de toda natureza e pela democracia.
O povo negro, que construiu o Brasil e sobrevive a um processo genocida, representa hoje 2/3 da população brasileira e conduzido por força ancestral e pela capacidade de organização daqueles que iniciaram essa historia de honra, luta e conquistas segue na resistência por uma vida digna e justa.
E neste momento do recrudescimento da luta de classes e da ampliação da barbárie contra a população, nós, militantes do MNU, conclamamos a classe trabalhadora para continuar reagindo ao golpe de Estado em curso no Brasil.
Conscientes de que todos os avanços no campo do trabalho foram duras conquistas, e de que negras e negros ocupam, ainda, as piores posições no mercado de trabalho, lutamos contra a retirada de direitos trabalhistas, previdenciários e sociais da classe trabalhadora, contra o racismo que marca as relações de trabalho neste país e pela real democracia. Não vamos recuar na luta pela manutenção e ampliação de direitos.
Reaja à Violência Racial !
Basta de Genocídio do Povo Preto !
Pela Igualdade de Raça e Gênero no Mercado de Trabalho !
Contra o Racismo !
Contra o Assédio Sexual e Moral no Trabalho !
Brasil, 1º de MAIO de 2018.
Movimento Negro Unificado