Movimento Negro Unificado42 anos de luta contra o racismo

Nota do MNU de repúdio contra chacina de cinco jovens em Maricá – Rio de Janeiro

 

“Eles estão sendo executados. Morrem por serem negros e pobres”.

O Movimento Negro Unificado (MNU), a Central de Movimentos Populares (CMP),  Artgay RJ  e o Grupo Humanos LGBT Maricá repudiam o assassinato dos jovens de Itaipuaçu Maricá. Vivemos no Brasil um holocausto terrorista contra juventude negra e pobres. Eles estão sendo executados. Morrem por serem negros e pobres nas periferias, favelas e ocupações.

No domingo dia 25 de Março,  um grupo de criminosos abordou e assassinou cinco jovens no Condomínio Carlos Marighela do MInha Casa Minha Vida, em Itaipuaçu, MaricáRJ.  Crime hediondo e covarde contra jovens que apenas conversavam na área de convivência social no condomínio. Alguns  participavam de projeto sociais culturais no condomínio, como dança passinho, batalhas de rimas e Hip Hop. Os cinco foram vítimas do horror que grupos de extermínio promovem pelo país, ameaçando perseguindo e executando os jovens.  Essas bestas usam o discurso de ódio racista terrorista nas comunidades, esses covardes acabaram com sonhos desses meninos, dilacerando o coração de suas mães, destruindo as famílias.

Paz e  nossa Solidariedade aos familiares e amigos de Patrick da Silva Diniz, Matheus Baraúna (16 anos), Marco Jhonata (17 anos), Matheus Bittencourt (18 anos) e Sávio de Oliveira (20 anos).

Nossas homenagens a todos, lutemos contra ódio, o racismo e fascismo repudiando esse crime que, como o assassinato de Marielle Franco, está inserido na Intervenção Militar e repressão que ampliam o massacre contra a juventude negra e pobre, no cerco às favelas e comunidades por parte de grupos armados  que agem com a conivência do Estado.

A Luta Negra, Popular, das Mulheres, LGBT se une na dor dessa terrível perda. Em memória dos Cinco Jovens de Itaipuaçu exigimos justiça , apuração e punição dos assassinos ! Denunciemos esse crime Bárbaro!

Não a Intervenção Militar no Rio de Janeiro !

Fora Temer !

Fora Pezão !

Desmilitarização das Polícias já !

Basta de Assassinar nossos Jovens Negros!

Fora Racistas !

Reaja à Violência Racista e Policial !

Movimento Negro Unificado – MNU Maricá
Central de Movimentos Populares CMP Maricá
Grupo Humanos LGBT Maricá