Movimento Negro Unificado42 anos de luta contra o racismo

MNU > Notícias > MNU em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato!
23 de janeiro de 2018

MNU em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato!

O MNU é um movimento que sempre pautou sua atuação contra o racismo, na defesa do povo negro e na defesa da classe trabalhadora no Brasil. Ao longo dos nossos 40 anos de luta sempre estivemos ao lado daqueles e daquelas que lutam pelos mesmos ideais que defendemos e contra os desmandos “dos de cima”, a elite branca que explora diariamente negros e negras das piores formas. Essa mesma elite recentemente deu um golpe na nossa recente democracia ao depor uma presidente legitimamente eleita e agora procura tirar o ex-presidente Lula da disputa eleitoral de outubro.

Durante séculos nós negros e negras fomos perseguidos pelo estado e pelo poder judiciário que são permeados e absolutamente controlados pelos setores mais reacionários da nossa sociedade. A cada 23 minutos um jovem negro morre no país e nossa expectativa de vida é muito menor que da população branca. Sentimos na carne nossos jovens que lotam as cadeias, a ampla maioria sem sequer um julgamento ou então com um julgamento sumário e tendencioso.

Atualmente tentam nos enfiar goela abaixo uma série de reformas que irão atingir a população negra mais rápido e mais forte. Os mesmos que tentam retirar nossos direitos não julgam Aécio Neves e Michel Temer, flagrados em áudios que evidenciam diferentes crimes. Eles seguem beneficiando-se da impunidade que protege os ricos. Por outro lado tentam se segurar no poder lançando mão do autoritarismo judiciário que tão bem conhecemos. A condenação do presidente Lula nada mais é do que uma peça nesse processo de ataques que vem desde o golpe de 2016.O MNU é uma organização negra de esquerda que não é ligada a um partido ou sigla, tendo entre seus membros filiados a diversos partidos e não filiados, portanto iremos escrever uma carta de princípios aos candidatos e candidatas progressistas e de esquerda para que apoiemos e chamemos pro debate na base do movimento.

O MNU combateu a ditadura civil-militar e lutou pela redemocratização desse país. Esteve presente nas lutas contra Collor e contra as privatizações do governo FHC. Independente do que possa se dizer das alianças do ex presidente Lula nos seus governos, sua condenação é um ataque violento à nossa já tão frágil democracia, um banimento autoritário do jogo político. Não aceitaremos nenhum tipo de estreitamento do regime, nos posicionamos para que Lula possa ser candidato nas eleições de outubro de 2018.

Estaremos ao lado da classe trabalhadora, defendendo os direitos do povo e lutando contra as forças autoritárias que matam nossa juventude e encarceram Rafael Braga e muitos outros diariamente: não podemos aceitar a criminalização sem provas, nem contra Lula, nem contra qualquer cidadão ou cidadã!

Vida longa ao MNU!

Movimento Negro Unificado


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function get_field() in /home/mnuorg/public_html/wp-content/themes/flawless-child/single/content-full.php:55 Stack trace: #0 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/template.php(772): require() #1 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/template.php(716): load_template('/home/mnuorg/pu...', false, Array) #2 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/general-template.php(204): locate_template(Array, true, false, Array) #3 /home/mnuorg/public_html/wp-content/themes/flawless/single/content.php(10): get_template_part('single/content-...') #4 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/template.php(772): require('/home/mnuorg/pu...') #5 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/template.php(716): load_template('/home/mnuorg/pu...', false, Array) #6 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/general-template.php(204): locate_template(Array, true, false, Array) #7 /home/mnuorg/public_html/wp-content/themes/flawless-child/single.php(29): get_template_part('single/content') #8 /home/mnuorg/public_html/wp-includes/ in /home/mnuorg/public_html/wp-content/themes/flawless-child/single/content-full.php on line 55
Erro › WordPress